Nova Cracolândia

O projeto de revitalização da “cracolândia”, no centro de São Paulo, está saindo do papel e já está tendo seus primeiros efeitos polêmicos. Ações com 400 policiais da PM e polícia civíl conseguiram expulsar a maioria dos traficantes e usuários do perimetro do projeto. Na ação um número de usuários de crack foi encaminhado para hospitais. Até óntem 24 pessoas foram presas, não foi divulgado se eram traficantes.

A venda e uso das drogas continua nas regiões vizinhas, como República, Santa Cecília e Vila Buarque. Este efeito colateral da operação urbana já havia sido previsto por vários profissionais e organizações no centro da cidade. Mesmo assim, o projeto da prefeitura não incluiu estratégias para resolver esta questão.

Parece que foi comprovada a tese que é possível expulsar o tráfico de drogas de uma região da cidade a força. Certamente, quem tiver um imóvel nas 23 quadras entre as avenidas Rio Branco, Duque de Caxias, Mauá, Cásper Líbero, Praça Alfredo Issa e Avenida Ipiranga, vai se livrar do tráfico, moradores de rua e do IPTU por um bom tempo. Nas regiões vizinhas desse polígono o IPTU sobe e o número de moradores de rua e problemas relacionados ao tráfico crescem. É uma inversão bem interessante. Pelo jeito é ótimo participar da operação, se não, então é melhor ficar longe dela.
imagem Google, tratada por Merten Nefs, seguindo informações disponíveis na internet

Uma reportagem flagrou na semana passada venda de crack em um novo local, batizado de Nova Cracolândia. Fica na rua dos Gusmões, esquina com a avenida Barão de Limeira. É verdade que a mídia tende a apimentar as notícias, mas os acontecimentos estão ali para todo mundo ver com os próprios olhos. Outras reportagens e observações de moradores dos bairros identificaram situações similares na Vila Buarque e na Avenida São João, entre outros.

Blog do Douglas Nascimento 18-03-2008
www.grandeangular.com/blog/?p=280
Exodus 3.5 – Rumo à Nova Cracolândia (curta metragem)

Globo fantástico 23-03-2008
A nova Cracolândia paulista
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/…

Globo SPTV 24-03-2008
Jovens vendem e usam drogas na Nova Cracolândia
Reportagem de Gustavo Minari
http://sptv.globo.com/Sptv/…

Globo Notícias 24-03-2008
Após denúncia, consumo de crack continua no Centro de SP
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/…

A Tarde 25-03-2008
Presos 24 em operação contra tráfico em SP
www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=856927

Apresentação do projeto no site da prefeitura de São Paulo
http://centrosp.prefeitura.sp.gov.br/projetos/novaluz_area.php

Veja também: Nova Luz
Urban Change – Nova Luz São Paulo (2007)
Urban Change – Nova Luz – an update

Share

2 thoughts on “Nova Cracolândia

  1. Você não tem propriedade alguma ao dizer que a mídia tende a apimentar as coisas, concordo, mas não se aplica ao tema tratado por você. Sou morador da região e o que é mostrado é bem menos impactante do que a realidade… Somos diariamente abordados por dezenas de pedintes, e devemos agradecer por estarem pedindo – por mais que intimidem – e não roubando.. porém, no período de uma ano fui alvo de furto/roubo e violência durante quatro vezes. É um ciclo vicioso, as autoridades não fazem nada… são mais e mais moradores de rua que não param de se multiplicar, não são doentes, são simplesmente marginais e ladroezinhos que também usam drogas… como qualquer playboyzinho de classe rica. É muito fácil um bando de babaca que só se preocupa com direitos humanos de bandido os defender, quero ver quem se preocupa com um idosa (minha mãe) que tenta chegar ao hospital as 5:30 da manhã para um exame e é amedrontada e intimidada por essa multidão vagabunda.

  2. Pingback: Urban Change – Projetos Urbanos » Blog Archive » Nova Luz – an update

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>