Galpões na Mooca – revisited

Imagem Google Earth

Uma serie de galpões na rua Borges de Figueiredo, Mooca, foi demolida este mês. Fazia parte do complexo das Industrias Matarazzo, perto do moinho Gamba, mencionado nesse post: www.projetosurbanos.com.br/2007/07/30/moinho-gamba-mooca/

Como muitas vezes acontece, infelizmente, os edifícios históricos foram derrubados pela iniciativa privada – para implantação de torres residencias – antes que o poder público conseguiu tomar decisões em relação ao tombamento e o futuro do local. A prefeitura e a população já sonharam de um parque linear na várzea do rio Tamanduateí.

Para realizar alguma parte desse sonho, precisaria agilizar os projetos e suas bases jurídicas, e talvez frear um pouco a onda atual de construção de condomínios fechados nos bairros industriais como Mooca e Barra Funda, ou vincular os projetos num projeto urbano mais abrangente. Em muitas cidades pelo mundo as áreas disponíveis da desindustrialização – ou sofisticação da produção – estão sendo reservas muito valiosas de terras perto dos centros metropolitanos. Essas reservas são cruciais para absorver crescimentos futuros sem perder área verde e de lazer.

Mais informação:

Demolição de galpões industriais na Mooca: descaso e impunidade, artigo escrito por Cristina Meneguello, Fernanda Valentin, Giancarlo Bertini e Manoela Rufinoni em Minha Cidade (Vitruvius).

www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc196/mc196.asp

One thought on “Galpões na Mooca – revisited

  1. Bom encontrar mais gente pensando estes vazios urbanos e o processo de gentrificação que assola cidades em todo o mundo!

    Obrigada!

Comments are closed.